Indústria

Polêmica com a final da Champions League quanto ao estádio

Uma final inglesa, uma final entre os times Manchester City e Chelsea que, originalmente, deveria acontecer no estádio Atatürk na Turquia. Mas a situação mundial […]

Polêmica com a final da Champions League quanto ao estádio

19 de maio de 2021

4 minutos de Leitura

Uma final inglesa, uma final entre os times Manchester City e Chelsea que, originalmente, deveria acontecer no estádio Atatürk na Turquia. Mas a situação mundial atual modificou a escolha do local que sediará a final da Champions League, e ainda é uma incógnita onde poderá acontecer esse evento que será transmitido mundialmente.

O Reino Unido tem interesse que esse jogo aconteça em um estádio inglês, e o governo escolheu, para isso, o estádio Wembley, justificando que a Turquia está na lista vermelha por causa da pandemia. Ao mesmo tempo, a UEFA não quer que todo mundo que iria para a Grã-Bretanha para assistir essa final da Champions League, deva cumprir com a quarentena obrigatória naquele país.

Originalmente escolhido como o cenário para a grande final, o estádio Atatürk tem capacidade para 76.092 torcedores, porém só 10 mil pessoas poderiam presenciar o jogo, por causa da pandemia. É um estádio que foi inaugurado no ano 2002, portanto, moderno e ideal para receber aos dois times finalistas. Já aconteceu outra final nesse estádio: a final 2004/2005 entre o Milan e o Liverpool.

Entendendo o motivo da mudança de estádio

Infelizmente a crise sanitária na Turquia fez com que a Grã-Bretanha colocasse esse país na lista vermelha. Isso complica muito uma viagem desde o Reino Unido para Istambul, e como as restrições começarão a ser aplicadas a partir da próxima segunda feira 17 de maio, o Campeonato da Europa que começa no dia 11 de junho seria prejudicado, pois os jogadores que participarão da final da Champions League deverão cumprir uma quarentena de 10 dias ao voltar da Turquia. Ou seja, o primeiro jogo aconteceria 13 dias depois da final da Champions!

Enquanto todo esse ‘disse-me-disse’ acontece, a Federação de Futebol da Turquia não tem problema em declarar que, para eles, a Grã-Bretanha está aproveitando que os times que disputarão a final são dois times britânicos e, por isso, estão fazendo um ‘barulho populista’.

As negociações do governo britânico para sediar a final da Champions

Uma das possibilidades do local para acontecer a final da Champions League entre os times do Manchester City e Chelsea é o estádio Wembley. Para isso poder se tornar realidade, o governo britânico estaria tendo delicadas negociações.

Na verdade, essa final que acontecerá no próximo dia 29 de maio, deveria ser em Istambul, como já foi informado. Mas ao estar a Turquia agora na lista vermelha da Inglaterra, (uma lista relacionada aos países onde está proibido viajar por causa da pandemia), tudo pode mudar.

A UEFA (União das Federações Europeias de Futebol) acredita que aproximadamente dez mil torcedores poderão ir para o estádio para ver o jogo, mas o governo britânico solicitou aos torcedores que evitassem de qualquer maneira uma viagem para a Turquia. Assim, o estádio de Wembley poderia sediar a final, no caso de acontecer na Grã-Bretanha mesmo.

Para que isso possa ocorrer, o governo britânico deveria garantir que tanto os representantes da UEFA, os patrocinadores e a imprensa internacional não devam cumprir a quarentena obrigatória de 10 dias.

O plano ‘B’ da UEFA é Portugal

Evidentemente, o motivo da quarentena que deve ser cumprida na Grã-Bretanha modificou as decisões da UEFA, que partiu para um plano ‘B’. Embora originalmente continue sendo o estádio Olímpico Atatürk de Istambul o local escolhido para a final da Champions League, Lisboa poderia ser mais uma vez o local que sediaria esse jogo tão esperado.

O ano passado, por conta da situação mundial, a UEFA foi obrigada a levar esse importante torneio para Portugal, onde aconteceram os quartos, as semifinais e a final da Champions, na capital daquele país.

Estando Turquia na lista vermelha, os estádios de Wembley e do Dragão do FC Porto aparecem como as novas opções para sediar a final da Champions, porém para evitar a quarentena na Grã-Bretanha, o estádio de Lisboa surge como melhor opção, porque Portugal está na lista verde do Reino Unido. Assim, a capital portuguesa aparece como a melhor opção. 

Ainda não há uma decisão definitiva. A dúvida continua, mas o resultado deverá aparecer logo, porque o dia 29 de maio está chegando…

Compartilhe