Futebol

Por aportes sauditas, donos do Newcastle querem rescisão com Sports Direct

Acordo fechado na gestão anterior contempla ampla exposição da empresa dentro do St James' Park

Por aportes sauditas, donos do Newcastle querem rescisão com Sports Direct

12 de novembro de 2021

2 minutos de Leitura

Os novos proprietários do Newcastle estão com pressa em negociar novos patrocínios para o clube e, de imediato, existe um primeiro objetivo no radar: a rescisão do contrato com a Sports Direct, que figura com destaque dentro do  St James’ Park, casa do time.

Amanda Staveley, que faz parte do consórcio saudita que comprou o Newcastle, admitiu que está ansiosa para remover as placas da empresa uma vez que espera fechar “novos acordos de patrocínio lucrativos”.

Staveley, Mehrdad Ghodoussi, Jamie Reuben e Yasir Al-Rumayyan não conseguiram retirar imediatamente os anúncios após adquirir o clube por conta de cláusulas legais inseridas pelo ex-proprietário Mike Ashley. Por outro lado, há uma forte barreira dentro do futebol inglês contra patrocínios de origem saudita.

No último mês, os demais clubes da liga decidiram unir forças para evitar que o time tenham patrocínios de origem saudita. A medida foi tomada após uma reunião emergencial reunindo os 20 clubes da Premier League. Nela, 18 deles votaram para proibir todos os clubes de fazerem acordos com patrocinadores financiados pelo proprietário. O Newcastle, naturalmente, foi contra, enquanto o Manchester City ficou neutro na situação. Como se sabe, os Citizens são de fundo de Abu Dhabi e que já investigado e punido por violação ao Fair Play Financeiro da UEFA.

Staveley, que confirmou que os novos proprietários investiram £ 38 milhões no dia a dia do clube até o momento, espera que o veto não vá adiante e isso possa resultar na remoção da sinalização Sports Direct do estádio.

“Está nas mãos da Premier League, mas procuraremos fazer acordos de patrocínio o mais rápido possível. A moratória não nos impede de trabalhar neles, de nos prepararmos para esse momento, por isso é muito importante. Nossa preocupação é que o processo que a Premier League faz seja rápido o suficiente para que, depois de fecharmos a moratória, possamos conseguir patrocínios. Obviamente, essa é uma parte muito importante do processo”, disse a executiva.

A Sports Direct é uma das principais varejistas esportivas da Inglaterra e é parceira de longa data do Newcastle. Fechado na gestão anterior, o contrato contempla uma entrega muito ampla do estádio, com muitos pontos de exposição, o que breca que novos acordos do tipo sejam fechados.

Compartilhe