Indústria

Estudo detalha interesse das mulheres por eventos esportivos

Levantamento engloba 18 mil entrevistadas em 16 países da América do Norte, Europa, América Latina e Ásia

Estudo detalha interesse das mulheres por eventos esportivos

02 de dezembro de 2021

3 minutos de Leitura

As mulheres acompanham cada vez mais esporte. E isso se torna cada vez mais uma excelente oportunidades para marcas aproveitarem este engajamento. O estudo 2021 Global Sports Survey, da consultoria Altman Solon, mostrou que, em alguns países, mais da metade das mulheres assistem um evento esportivo pelo menos uma vez por mês.

Coletivamente, nos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha, quase 50% das mulheres são espectadoras mensais de esportes. O número sobe para 70% em algumas nações da América Latina e da Ásia. O estudo compreende 18 mil entrevistadas em 16 países da América do Norte, Europa, América Latina e Ásia.

ESTUDO: Estudo aponta que fã de esporte quer assistir mais futebol feminino

Na pesquisa, as entrevistas foram indagadas sobre ligas e competições esportivas favoritas. Em comparação com os homens, uma porcentagem maior de mulheres selecionou os Jogos Olímpicos e as Copas do Mundo masculina/feminina como seus eventos esportivos favoritos.

A Altman Solon destaca que o público feminino está mais interessado em eventos do que os homens. Neste caso, ligas podem não ter tanto apelo entre elas. Para a empresa, isso se deve, em parte, à falta de jogos televisionados e orçamentos limitados de marketing para promover as jogadoras.

ESTUDO: Estudo revela que fãs de esportes femininos se envolvem mais com os patrocinadores

“Estamos vendo ventos favoráveis ​​significativos de detentores de direitos e investidores que exploram oportunidades nas ligas femininas. Na Inglaterra, a FA e a Super Liga Feminina estão em uma posição única para construir um líder global e uma futura potência no futebol feminino”, disse Ian Lube, sócia da Altman Solon.

Focando no mercado americano, as principais ligas americanas e europeias são bastante populares entre as fãs de esportes. Nos EUA, 56% das mulheres entrevistadas escolheram a NFL como liga preferida, contra 68% do sexo masculino.

Na Europa, as diferenças são maiores. Cerca de 50% das espectadoras no Reino Unido são fãs da Premier League, em comparação com 68% dos homens.

Por fim, quanto o assunto são esportistas, Serena Williams é a mais popular com quase 40%, com Naomi Osaka, Alex Morgan, Megan Rapinoe e LeBron James completando o TOP 5.

Recentemente, o MKTEsportivo destacou um outro estudo envolvendo o universo feminino. Ele revelou que fãs de esportes femininos se envolvem mais com os patrocinadores. A The Space Between descobriu que 50% dos fãs de esportes femininos “concordam fortemente” que os patrocinadores deveriam procurar tornar o mundo um lugar melhor a partir de suas ativações, enquanto apenas 20% dos fãs de esportes masculinos sentem o mesmo. Neste sentido, 40% daqueles que acompanham apenas competições envolvendo mulheres consideram ser de grande importância que os patrocinadores reflitam sobre seus próprios valores.

Compartilhe