Indústria

Ação por igualdade de gênero estampa capas de jornais esportivos em Portugal

O grupo Raparigas da Bola quer destacar o protagonismo das mulheres no esporte

Ação por igualdade de gênero estampa capas de jornais esportivos em Portugal

08 de março de 2022

2 minutos de Leitura

O grupo Raparigas da Bola, ONG que luta para dar voz e visibilidade a atletas femininas no esporte, criou uma iniciativa bem legal de combate à desigualdade de gênero no esporte.

Aproveitando o Dia Internacional da Mulher, o grupo destaca que não há nada para celebrar quando as capas dos jornais esportivos só dão destaque aos homens. Para elas, as vezes são de notícias fúteis, que poderiam dar lugar a histórias relevantes de atletas mulheres. A ONG convida a participar do movimento por meio da hashtag #RaparigasNaBola.

De 7 a 11 de março, as Raparigas da Bola destacarão notícias sobre mulheres por meio de realidade aumentada, sendo possível trocar as capas do maior jornal esportivo de Portugal, por notícias de atletas femininas. A experiência está disponível no site raparigasnabola.pt.

Os jornais têm a colaboração de jornalistas como Cláudia Martins e Cláudia Lopes, além do Grupo Raparigas da Bola, liderados pela fundadora Marta Faria. A ideia foi criada por dois brasileiros, os publicitários Bernardo Tavares e Sávio Hatherly. O desenvolvimento e implementação foi feito pelo Studio Akt Creative.

A ideia partiu da Havas Lisboa, que mais uma vez está com a ONG na luta pela causa. No ano anterior eles usaram o dia seguinte ao Dia Internacional da Mulher, para mostrar a diferença de exposição dada a atletas homens e mulheres. Para isso transformaram as notícias dos 3 principais jornais esportivos de Portugal em infográficos divididos em duas cores.

Compartilhe