Indústria

Ao investir no futebol, TNT Sports Drink quer estimular um estilo de vida saudável

Marca desembarcou na modalidade com ineditismo de ações simultâneas em três grandes clubes de São Paulo

Ao investir no futebol, TNT Sports Drink quer  estimular um estilo de vida saudável

16 de maio de 2022

7 minutos de Leitura

De uma só vez, a TNT Sports Drink, marca de isotônicos que pertence ao portfólio do Grupo Petrópolis, desembarcou no futebol brasileiro ao fechar com Corinthians, Santos e São Paulo.

O objetivo da TNT é reforçar a presença no cotidiano do público, ampliando o contato com os consumidores. Neste sentido, a conscientização cada vez maior sobre a importância da atividade física e o aumento do número de praticantes foram fundamentais para a marca investir na modalidade, ciente da exposição que desfrutaria.

Com a conscientização cada vez maior sobre a importância da atividade física e o aumento do número de praticantes de exercícios, o isotônico tem ganhado, cada vez mais, espaço no mercado de bebidas. Dessa forma, quando surgiu a oportunidade de sermos o isotônico de três grandes times brasileiros, abraçamos porque tem tudo a ver com o nosso propósito.

Naiara Brugneroto, coordenadora de marketing da marca TNT Sports Drink no Grupo Petrópolis, ao MKTEsportivo

A Monday Marketing Esportivo foi a responsável por intermediar o negócio com Corinthians, São Paulo e Santos. Como responsável pelas ativações que permearão a atividade da marca, a agência utilizará sua experiência com os clubes para que a comunicação seja singular, respeitando as especificidades de cada torcida.

“A forma de comunicar com cada clube é singular, mesmo que a gente planeje ações que envolvam os 3 clubes a comunicação tem que ser feita de forma individual. Como aqui na Monday já trabalhamos com esses 3 clubes ativamente em outros patrocínios, temos um conhecimento da forma de comportamento das torcidas e o que funciona melhor em cada um deles. E, além de tudo isso, respeitar o momento de cada clube”, acrescentou Leonardo Salles, sócio da Monday, ao MKTEsportivo.

Mesmo que o investimento inicial tenha sido feito em três grandes clubes de São Paulo, com um ineditismo de ações simultâneas, a marca está ciente que impactará torcedores de outros times e até mesmo outras modalidades.

“Sabemos que podemos contribuir com muitas iniciativas que vão além de grandes instituições e abrangem diversas categorias esportivas. Buscamos o reconhecimento dos consumidores não apenas como facilitador dos clubes do coração. Queremos estar presente em todas as ocasiões que demandem maior bem-estar e energia aliados ao esporte”, ressaltou Naiara.

Abaixo, a entrevista completa com Naiara Brugneroto, coordenadora de marketing da marca TNT Sports Drink no Grupo Petrópolis:

Como se desenvolveu o interesse da TNT Sports Drink pelo futebol? Quais os objetivos da marca com este primeiro esforço?

Naiara Brugneroto – Em linha com os pilares da marca TNT Energy Drink, o posicionamento da nossa marca de isotônicos vai focar nos esportes mais especificamente. Com a conscientização cada vez maior sobre a importância da atividade física e o aumento do número de praticantes de exercícios, o isotônico tem ganhado, cada vez mais, espaço no mercado de bebidas. Dessa forma, quando surgiu a oportunidade de sermos o isotônico de três grandes times brasileiros, abraçamos porque tem tudo a ver com o nosso propósito.

Corinthians, São Paulo e Santos são clubes que obtêm muita mídia e com torcedores que costumam abraçar iniciativas de seus patrocinadores. De que maneira a TNT Sports Drink pretende se apropriar deste engajamento?

O TNT Sports Drink pretende estar próximo das torcidas, gerando experimentação do isotônico junto a um público potencial que ainda não conhece o produto. Vamos estar próximos dos atletas e da torcida na melhor ocasião de consumo, a prática de exercícios físicos, estimulando um estilo de vida saudável.

Será natural que a TNT Sports Drink impacte um público maior, além dos torcedores dos clubes patrocinados. Como trabalhar este potencial consumidor sem depender de um investimento no seu clube?

A parceria com os clubes é um passo importante dentro da comunidade do esporte. Sabemos que podemos contribuir com muitas iniciativas que vão além de grandes instituições e abrangem diversas categorias esportivas. Buscamos o reconhecimento dos consumidores não apenas como facilitador dos clubes do coração. Queremos estar presente em todas as ocasiões que demandem maior bem-estar e energia aliados ao esporte.

Hoje, a TNT tem plataformas que impactam diretamente o jovem urbano, com ações realizadas no universo gamer, de música e esportes. Para a marca, existe uma intersecção entre todos esses ecossistemas?

Nosso objetivo é transmitir a mensagem de resistência, com autenticidade, vibração, energia e a adrenalina com a qual nos identificamos. O conceito da resistência, muito trabalhado pela marca, está presente no universo gamer, na música e nos esportes. Resistir ao cansaço, aos desafios, à mesmice, ao tempo etc. A resistência permeia tudo que a marca faz. TNT busca se aproximar da identidade do jovem atual, que é conectado com as novas tendências, empoderado pelos avanços digitais e cada vez mais presente no contexto das transformações da sociedade.

Entrevista com Thales Paoliello e Leonardo Salles, sócios da Monday Marketing Esportivo:

A Monday já trabalhou em diversas campanhas e intermediação de patrocínio no futebol. Levando em consideração que a TNT Sports Drink estreia na modalidade, desafio de entrega é maior?

Thales Paoliello – É um desafio muito grande. Uma marca gigante, um produto novo, 3 grandes clubes. Muita gente envolvida pro processo entrar no eixo. Esse projeto começou faz mais de 1 ano, até o grande lançamento dessa semana. Mas a gente gosta de desafios, será muito bom, e temos um grande planejamento para ativar muito a marca e utilizar as entregas que esses gigantes vão proporcionar.

Como foi o processo de intermediação do patrocínio da TNT Sports Drink com os clubes?

Leonardo Salles – A grande novidade desse projeto foi trabalhar em conjunto com os 3 clubes. E as coisas precisavam caminhar em conjunto para que tudo acontecesse ao mesmo tempo – contratos, negociação de entregas, fornecimento de produtos, lançamento e muitos outros fatores. Os clubes são parceiros nossos de longa data, o que facilitou demais o processo. Lá no Grupo Petrópolis também cada área cuida de uma parte do projeto, e a missão também é coordenar todas as pontas. Aqui também na Monday cada pessoa cuida de uma ponta do projeto. Unir todas as pontas é a grande chave de coordenar um negócio dessa magnitude. E o lançamento é só o início.

Sendo um patrocínio que não envolve uniforme, como a Monday trabalhará em prol de ativações que levem reconhecimento de marca e consumo do produto sem depender do canhão de mídia que é a camisa?

Thales – O clube por si só é um canhão de mídia. Um simples post no perfil de um clube do tamanho de Corinthians, Santos e São Paulo já gera um barulho enorme. Como o produto TNT Sports Drink é de fato consumido diariamente pelos atletas em suas atividades, só em mídia espontânea esse contrato entrega uma mídia absurda. E existem muitas outras entregas e direitos para a marca. Para o dia a dia, nós temos uma área de planejamento e de ativação aqui na Monday e vamos compor uma série de ativações para que a TNT utilize todas as contra partidas do contrato, sempre trabalhando em conjunto com a equipe do Grupo Petrópolis.

Uma marca e três clubes. Como trabalhar as especificidades de cada torcida e mercado?

Leonardo – Esse fator é muito importante. A forma de comunicar com cada clube é singular, mesmo que a gente planeje ações que envolvam os 3 clubes a comunicação tem que ser feita de forma individual. Como aqui na Monday já trabalhamos com esses 3 clubes ativamente em outros patrocínios, temos um conhecimento da forma de comportamento das torcidas e o que funciona melhor em cada um deles. E, além de tudo isso, respeitar o momento de cada clube. Se um está indo melhor pode ser o momento de ativar em uma ponta, se outro não está tão bem pode ser a hora de segurar, ou de falar de outra maneira. O timing no futebol tem que caminhar lado a lado com a comunicação.

Compartilhe