Indústria

Leeds United deve se tornar o oitavo clube da Premier League de propriedade americana

Investidor minoritário do clube inglês, a 49ers Enterprises deve assumir o controle total no início de 2023

Leeds United deve se tornar o oitavo clube da Premier League de propriedade americana

29 de dezembro de 2022

2 minutos de Leitura

O proprietário do Leeds United, Andrea Radrizzani, confirmou que pretende vender o clube da Premier League em um futuro próximo.

O grupo de investimentos norte-americano 49ers Enterprises já havia sido cotado para ampliar sua participação e se tornar acionista majoritário no final da temporada atual.

“Talvez o Leeds possa crescer ainda mais, mas no futuro precisará de mais recursos para poder alcançar níveis mais altos e competir com os melhores clubes da Premier League. Por isso acredito que, pela história do clube e pelo respeito que tenho pelos torcedores, o certo é deixar quem pode investir mais do que eu seguir em frente. Este é o meu sexto ano, a mudança é saudável”, disse Radrizzani.

Magnata da mídia esportiva, o executivo comprou o Leeds em 2017 e os ajudou a retornar à Premier League três anos depois.

Em 2018, Radrizzani vendeu uma parcela minoritária do time para a 49ers Enterprises, que entre diversos negócios, possui o San Francisco 49ers, da NFL.

O grupo americano já teria a opção de comprar a totalidade do Leeds em janeiro de 2024. No entanto, o Times garantiu no último mês que o movimento irá ocorrer no início de 2023.

Caso se confirme, o Leeds se juntaria aos outros oito clubes da Premier League sob controle americano. São eles: Arsenal, Aston Villa, Bournemouth, Chelsea, Crystal Palace, Fulham, Liverpool, Manchester United.

Compartilhe