Super Bowl

Em streams diários, qual o impacto para o artista que se apresenta no intervalo do Super Bowl?

Deezer mapeia o reflexo das últimas cinco edições no consumo de música dos cantores que se apresentaram no evento

Em streams diários, qual o impacto para o artista que se apresenta no intervalo do Super Bowl?

12 de fevereiro de 2023

2 minutos de Leitura

Todos os anos, grandes artistas se apresentam no show do intervalo do Super Bowl buscando um impacto sem precedentes no pós. Mas afinal, em números, qual o tamanho disso?

A Deezer quis descobrir como a apresentação reflete nos streams dos artistas antes, durante e depois do espetáculo, com base nos dados de streaming das estrelas dos últimos cinco anos do evento.

De acordo com os dados da plataforma, o impacto parece crescer a cada ano. Há uma sensação de expectativa no ar antes do intervalo, já que a média de streams dos artistas aumentou +35% no dia do jogo em comparação com a semana anterior.

No dia de sua apresentação na edição 2018, os números de streaming de Justin Timberlake dispararam +122%, seguidos por Mary J. Blige (+92%) e Snoop Dogg (+65%), que se apresentaram em 2022.

A performance do Super Bowl também tem um efeito duradouro, com um aumento geral de streams (média de +42%) para os artistas na semana após o jogo. O vencedor na categoria pós-evento é Dr. Dre, cujos números de streaming atingiram +85% em 2022. Já os de Jennifer Lopez subiram +58% em 2020 e os de Snoop Dogg +51% em 2022.

No geral, os dados do Deezer mostram que o show do Super Bowl tem um impacto crescente nos números de streaming para os artistas. As transmissões diárias de Justin Timberlake aumentaram em 20% após a semana do Super Bowl de 2018 e, quatro anos depois, Dr. Dre, Snoop Dogg, Eminem, Mary J. Blige, Kendrick Lamar e 50 Cent tiveram um aumento de 46%.

Em termos de idade, foram os jovens de 25 a 34 anos os principais responsáveis pelo crescimento dos artistas, com aumento médio de 47% de streams nessa faixa etária. Em particular, +86% sintonizaram no Dr. Dre, que também aumentou em 70% seus números de streaming entre a geração Z (18 a 24 anos). Ainda nesta faixa de idade, Jennifer Lopez aparece em seguida com +54% e Shakira fecha o TOP 3 com +53%.

Portanto, isso mostra que o show do intervalo é também uma ótima maneira de os artistas conquistarem toda uma nova geração.

Compartilhe