Campeonatos

A não convocação do Casemiro para Copa América: uma escolha justa?

Ojogador participou em todas as 3 edições da Copa América desde que incorporou o elenco da seleção

A não convocação do Casemiro para Copa América: uma escolha justa?
Foto: Julian Finney/Getty Images

22 de maio de 2024

5 minutos de Leitura

Um dos principais campeonatos da América do Sul é, sem dúvida, a Copa América. Apesar do engajamento dos torcedores não ser o mesmo quanto acontece com a Copa Libertadores, a competição de seleções ainda é um campeonato muito aguardado e assistido pela população brasileira amante de futebol. A audiência dos canais que transmitem a partida sempre é bem alta, o que mostra a paixão dos brasileiros pelo futebol e a força que esse campeonato tem.

Assim, todos estão expectantes para conhecer a convocação do novo técnico da seleção, Dorival Júnior. Quem ele iria chamar? Quem seriam os super atletas que iriam representar o Brasil nesse disputado campeonato?

A espera acabou e na sexta-feira dia 10, o técnico Dorival Júnior revelou finalmente o que todos os seguidores da Seleção Brasileira de Futebol esperavam: a revelação do time que irá disputar a Copa América. Tudo ia dentro do esperado até chegar no meio de campo: para a grande surpresa da audiência, jogadores referência como Neymar e Casemiro não foram convocados.

Depois dessa surpresa, muitos se questionaram se Apostar na Copa América ficará mais difícil, mas este artigo irá explicar o que pode ter acontecido a Casemiro para não ter sido convocado pelo técnico Dorival Júnior, e como isso pode afetar a seleção.

Histórico de Convocações

Ainda antes de se saber o motivo que levou Casemiro a não ser convocado, importa também conhecer o percurso de Casemiro na seleção brasileira.

Casemiro começou sua história na seleção bem cedo, quando tinha apenas 17 anos e foi convocado para jogar a Copa do Mundo FIFA Sub-17, em 2009. Mesmo não tendo balançado as redes vez nenhuma nos jogos em que participou, seu desempenho foi bom o suficiente para que fosse novamente chamado para o clube na Copa do Mundo FIFA sub-200, em 2011. E se justificou, já que marcou 3 vezes vestindo a camisa da seleção.

E foi a partir da Era Tite que o jovem jogador se tornou titular absoluto na seleção e teve um papel fundamental na defesa do time. Embora a seleção brasileira só tenha ganhado a Copa América 1 vez durante a passagem do Casemiro no time, ele vinha sempre se destacando não somente no Real Madrid, time onde atingiu o maior estrelato da carreira, mas também na própria seleção. Ele participou de momentos chave na Seleção, principalmente nas edições da Copa do Mundo, onde era frequentemente o destaque defensivo do time.

Casemiro participou em todas as 3 edições da Copa América desde que incorporou o elenco da seleção, e essa é a primeira vez desde então que o jogador não é convocado. Por que será?

Razões por trás da escolha

Desde que chegou no Manchester United, Casemiro não desempenhou tão bem seu papel quanto em sua era de ouro no time Merengue. Embora tenha sido figura de destaque em vários jogos em que participou, Casemiro vem na grande má fase da sua carreira. Entre más performances e várias contusões, o jogador brasileiro tem jogado mal e pouco pelo gigante inglês.

Esse com certeza foi o grande motivo que levou Dorival Júnior a não convocar o jogador para a seleção.

Mas há por aí quem teorize que o real motivo é que o técnico preferiu dar uma chance aos jogadores mais jovens da seleção, como João Gomes, Gabriel Magalhães, Douglas Luiz e Endrick. Tirar o foco de grandes estrelas e espalhar a responsabilidade por todo o time parece ser uma excelente escolha.

Por agora, o que conta é a palavra do técnico, e ela faz bastante sentido para os que têm acompanhado com mais atenção os últimos acontecimentos na vida esportiva de Casemiro.

O Impacto da Não-Convocação

A ausência de Casemiro na convocação para a Copa América não apenas despoletou reações intensas nos torcedores, mas também pode ter consequências significativas para a própria seleção nacional. Esse é o receio da torcida amarelinha. Sua habilidadе e criatividadе no mеio-campo sеriam valiosas para a equipе, e sua falta pode afetar diretamеnte o dеsеmpеnho dos sеus companheiros dе time, espеcialmеntе na dеfesa, argumentam.

É sabido que um jogador mais experiente no time sempre serve como referência para os mais novos. Ele sempre chama a si uma responsabilidade maior e muitas das vezes acaba sendo o capitão da equipe. Isso tranquiliza o time, o guiando da melhor forma possível. A falta de um jogador desse tipo pode, com certeza, ter impacto negativo na performance geral da equipe.

Por fim, por ser uma competição de alto nível, com equipes bastante competitivas, a equipe da seleção deve estar na melhor forma possível, e Dorival Júnior com certeza levou isso em conta ao não convocar o Casemiro por decorrência da sua má fase no Manchester United. De qualquer forma, a equipe brasileira tem um elenco bom o suficiente para ter um ótimo desempenho na Copa América. O que se espera é que a seleção canarinho, com seu grupo escolhido a dedo, corresponda às expectativas de sua torcida, exibindo um bom nível de futebol dentro das quatro linhas.  

Compartilhe