Atletas

‘A visibilidade que uma Copa do Mundo traz é incomparável’, diz Tamires

Para jogadora do Corinthians e da Seleção, realização da competição no país será um marco para o futebol feminino brasileiro

‘A visibilidade que uma Copa do Mundo traz é incomparável’, diz Tamires
Foto: Jonathan Moscrop/Getty Images

17 de maio de 2024

3 minutos de Leitura

O Brasil foi escolhido como sede da Copa do Mundo Feminina de Futebol em 2027. Em eleição durante o Congresso da Fifa, na Tailândia, a candidatura brasileira derrotou a europeia formada por Alemanha, Bélgica e Holanda, por 119 votos a 78.

Depois de receber as Copas do Mundo Masculinas de 1950 e 2014, o país será agora sede da 10ª edição do torneio feminino, organizado desde 1991, quando a China foi a anfitriã. Esta será a primeira vez que o evento acontece em solo brasileiro e o momento não poderia ser melhor.

“A Copa do Mundo de 2019 foi um marco de exposição para o nossa modalidade, em 2023 subimos mais alguns degraus e a de 2027 acontecer aqui no Brasil representa uma possibilidade ainda maior de se tornar mais uma etapa relevante nesse processo”, disse Tamires, estrela da Seleção Brasileira e do Corinthians.

Em 2019, realizada na França, foi a primeira Copa do Mundo Feminina a atrair grande atenção da mídia e de patrocinadores. Fora das quatro linhas, na visão da atleta, a atenção dada serviu também para um processo de popularização da modalidade e inspirar mulheres em todo o país.

“A visibilidade que uma Copa do Mundo traz é incomparável e essa dimensão fará com que possamos alcançar ainda mais pessoas e inspirar cada vez mais meninas e mulheres por todo o país”, acrescentou.

Foto: Staff Images Woman

Abaixo, a entrevista completa com Tamires, lateral do Corinthians e da Seleção Brasileira

Para você, o que representa para o futebol feminino brasileiro como um todo ser sede de uma Copa do Mundo?

A realização da Copa no Brasil tem um significado especial pra todas nós. A Copa do Mundo de 2019 foi um marco de exposição para o nossa modalidade, em 2023 subimos mais alguns degraus e a de 2027 acontecer aqui no Brasil representa uma possibilidade ainda maior de se tornar mais uma etapa relevante nesse processo.

Qual é o ganho estrutural e econômico para o esporte no país?

O Futebol de Mulheres no Brasil já pede por isso há muito tempo. É algo que vem acontecendo nos últimos anos e não tenho dúvidas que a Copa do Mundo vai acelerar ainda mais esse processo de impulsionamento da modalidade em todos os setores, valorizando e desenvolvendo ainda mais o nosso produto como merece.

Você acredita que isso vai ajudar na visibilidade da modalidade e que devemos ter engajamento do público geral brasileiro?

Eu tenho certeza que será um marco no Futebol Feminino do Brasil. Os brasileiros já provaram que querem consumir o produto da nossa modalidade, os estádios sempre cheios quando a Seleção joga no Brasil, e tenho certeza que em termos de público será um sucesso como todos os eventos desse porte realizados aqui.

A visibilidade que uma Copa do Mundo traz é incomparável e essa dimensão fará com que possamos alcançar ainda mais pessoas e inspirar cada vez mais meninas e mulheres por todo o país.

Compartilhe