Atletas

Após acordo inédito, Seleção Dinamarquesa masculina e feminina terão a mesma remuneração

Oficializado no fim de maio, o novo acordo busca trazer melhorias para o futebol do país como um todo

Após acordo inédito, Seleção Dinamarquesa masculina e feminina terão a mesma remuneração
Foto: Divulgação

19 de junho de 2024

2 minutos de Leitura

Depois da Eurocopa 2024, começará a valer um período de quatro anos até a edição de 2028, no qual tanto os jogadores da seleção masculina dinamarquesa quanto as atletas da equipe feminina receberão a mesma remuneração.

Oficializado no fim de maio, o novo acordo busca trazer melhorias para o futebol do país como um todo. Segundo o FifPro, sindicato internacional de jogadores de futebol, os atletas da equipe masculina abriram mão de um aumento para garantir a equidade salarial entre homens e mulheres.

Jogadores e jogadoras vão receber a mesma remuneração básica quando defenderem a seleção dinamarquesa em jogos fora de casa, já que a seleção masculina não recebe em partidas dentro do país. Além disso, também houve uma redução do seguro da seleção masculina em 15%. Com isso, a Federação Dinamarquesa pode aumentar o seguro da seleção feminina em 50% e o da equipe sub-21 masculina em mais de 40%.

“É um passo extraordinário para ajudar a melhorar as condições das seleções nacionais femininas. Em vez de visar melhores condições para eles, os jogadores pensaram em apoiar a seleção feminina”, comentou o diretor do sindicato dos jogadores de futebol da Dinamarca, Michael Sahl Hansen.

Como parte do acerto, a Federação Dinamarquesa de Futebol e dos jogadores terá coparticipação na criação do novo centro de treinamento das seleções dinamarquesas, em Hoje-Taastrup, cidade do país.

Compartilhe