Marketing Esportivo

Como o futebol feminino se destacou em Cannes Lions 2024

O Brasil encerrou o Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions 2024 com 92 Leões, o mesmo número do ano anterior

Como o futebol feminino se destacou em Cannes Lions 2024
Foto: Reprodução/ Youtube

21 de junho de 2024

3 minutos de Leitura

O grande destaque desta semana no mercado publicitário é Cannes Lions. Focando exclusivamente no esporte, a categoria “Entertainment Lions for Sport” celebra as melhores ideias relacionadas ao nosso setor.

A seleção brasileira feminina figurou em duas das três ideias brasileiras premiadas nesta categoria. Já o futebol feminino, a partir de outros países, figurou em quatro premiações.

No geral, o Brasil encerrou o Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions 2024 com 92 Leões, o mesmo número do ano anterior. Foram dois GPs, 14 Ouros, 31 Pratas e 45 Bronzes. Entre as agências, a DM9 liderou o ranking nacional, seguida pela AlmapBBDO.

O MKTEsportivo lista as premiações e respectivas agências envolvendo o futebol feminino:

Ifood & DM9

Em uma iniciativa pioneira, a DM9 levou os 64 jogos da Copa do Mundo Feminina da Austrália e Nova Zelândia 2023 para dentro do app do iFood por meio da transmissão da CazéTV. A ideia surgiu da análise de dados que revelou que, enquanto 93% dos brasileiros assistiram à Copa do Mundo Masculina, apenas 25% pretendiam assistir aos jogos da seleção feminina antes do Mundial do ano passado.

Ao todo, foram 21 milhões de pessoas impactadas com as transmissões do Mundial dentro do Ifood, com um tempo médio de permanência de 70 minutos, resultando em um aumento de 23% nos pedidos feitos no aplicativo.

A “Audience Delivery” recebeu um Leão de Ouro (na categoria Creative Commerce) e Leão de Prata (categoria Entertainment Lions for Sport).

Itaú & Galeria.ag

O Itaú corrigiu um erro histórico criando, a partir de inteligência artificial (IA), seleções femininas imaginárias. Por quatro décadas, as mulheres foram impedidas de jogar futebol no Brasil. Para a instituição financeira, patrocinadora da CBF, a campanha aumentou a percepção dos consumidores e promoveu o Mundial Feminino de 2023.

Neste case, a agência Galeria.ag conquistou um Leão de Bronze.

Marcel & “A Compilação Azul”

Já no Grand Prix, principal prêmio da categoria “Entertainment Lions for Sport”, a francesa Marcel venceu com uma campanha produzida para a Orange.

Na “La Compil des Bleus” (“A Compilação Azul”), as atletas da seleção francesa foram substituídas por meio de tecnologia por jogadores do time masculino. O filme faz uma provocação para que os torcedores assistam aos jogos da seleção feminina provocando.

“Só os Blues podem nos dar essas emoções”, destaca a narração, para em seguida mostrar o trabalho digital que foi ativado.

LePub SP & Heineken:

Por fim, na categoria “Media”, a agência LePub SP conquistou um Leão de Prata com a campanha “Jogos Fora de Casa” para a Heineken.

A Heineken, patrocinadora oficial da Champions League Feminina, fechou com a Eletromidia, empresa brasileira de mídia out-of-home (OOH), para a transmissão da final, entre Barcelona x Wolfsburg, em shopping centers de São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR).

A ação faz parte da campanha global “Um brinde a todos os fãs. Inclusive homens”, criada pela Publicis Italy | Le Pub, que luta pela igualdade de gênero e maior inclusão das torcedoras no esporte, e teve como objetivo mostrar a força da torcida feminina e proporcionar mais visibilidade para os jogos da Champions League Feminina.

Compartilhe