Atletas

Longo prazo, storytelling e limite de patrocinadores: o plano estratégico envolvendo Endrick

Trabalho envolvendo a imagem do jogador baseia-se em três premissas principais

Longo prazo, storytelling e limite de patrocinadores: o plano estratégico envolvendo Endrick
Foto: Sam Robles/The Players’ Tribune

24 de junho de 2024

4 minutos de Leitura

“Sensação adolescente”. Foi assim que o britânico Daily Mail definiu Endrick quando ele marcou o único gol do amistoso Brasil x Inglaterra, em Wembley, no dia 24 de março. O jornal ainda citou o tento do atacante como um “sinal de renascimento” do Brasil.

Se ainda é, de fato, um adolescente, Endrick já é visto pelo mercado publicitário quase como um craque consagrado tamanha valorização que sua imagem já alcançou. Em um curto espaço de tempo, ele foi o responsável por anunciar a nova fase do Disney+, se tornou embaixador da Natura, do álbum oficial da Copa América 2024, e tem alcançado números expressivos em suas redes sociais. Em seu portfólio, há também a Odontocompany, Rei do Pitaco, Neosaldina e New Balance.

O fato de ser o jogador mais badalado do futebol brasileiro não tornou o projeto em torno de sua imagem algo fácil. No país, faltavam cases do tipo, envolvendo atletas tão jovens, o que tornou a criação de um plano mercadológico um grande desafio. Também por conta disso, ele tem sido baseado na carreira de nomes como Rafael Nadal, Roger Federer e do Cristiano Ronaldo. Todos vitoriosos e imagens irretocáveis.

“Para nós tem sido uma jornada incrível, como se fosse uma série da Disney+. Abraçar a oportunidade de criar e desenvolver o planejamento de um jovem menino de 15 anos foi muito desafiador. Afinal, não tínhamos qualquer bechmarking aqui no Brasil. Ver a história acontecer tão rapidamente e viver os bastidores é uma experiência única e que sou muito grato”, disse Fábio Wolff, sócio-fundador da Wolff Sports, agência de marketing esportivo que cuida da gestão de imagem e patrocínios do atacante, e colunista do MKTEsportivo.

Segundo Fábio, o trabalho da agência envolve três premissas principais. As propostas que não se encaixam nelas, são recusadas. Parcerias pontuais, por exemplo, estão descartadas. Para o executivo, não basta a marca ter o desejo de se associar ao jogador, ele também tem que desejar essa associação. Quando ainda tinha 15 anos, Endrick, inclusive, listou algumas empresas que ele gostaria de trabalhar e o projeto foi iniciado por elas.

“O nosso plano é baseado em 3 premissas: contratos de longo prazo, negócios com storytelling e um número limitado de patrocinadores. No início do trabalho (fevereiro de 2022), o Endrick comentou a mim algumas marcas que ele se identifica. Iniciamos por elas. Queremos histórias verdadeiras. Tivemos inúmeras oportunidades de negócios, mas recusamos a maioria, pois não se encaixavam nas premissas estabelecidas. Se fecho um banco para uma campanha pontual, por exemplo, dificilmente conseguirei tê-lo como embaixador de um concorrente a longo prazo”, comentou Wolff.

“O mercado já entendeu que Endrick não é um produto disponível na prateleira para as marcas acessarem a hora que for mais conveniente. A marca deve desejá-lo assim como ele a marca. A palavra final será sempre dele. Nós acreditamos que seguir o plano estratégico desenvolvido fará com quem a imagem dele atinja cada vez mais valor”, completou.

No dia 15 de dezembro de 2022, Endrick foi negociado com o Real Madrid. Recordes e mais recordes, e a negociação com um dos maiores clubes do mundo, ajudaram a acelerar o processo de construção de marca. A apresentação no gigante espanhol deverá ocorrer em 26 de julho, quando ele receberá pela primeira vez o uniforme blanco. A tendência é que players globais intensifiquem as buscas pelo atleta.

“Com a chegada dele ao Real Madrid, os gols feitos nos amistosos realizados contra a Espanha, Inglaterra e México, além da participação na Copa América, a imagem dele tem se valorizado internacionalmente. A tendência é que cada vez mais parcerias com grandes players mundiais sejam realizadas”, finalizou Fábio Wolff.

Em sua coluna no MKTEsportivo, Fábio Wolff escreveu um especial dividido em quatro partes com os principais bastidores do trabalho que desenvolve para Endrick. Leia aqui: P1, P2, P3 e P4.

Compartilhe