Coluna

Prestem atenção no Fut7. E também no Desimpedidos

O canal, que trouxe um jeito novo de falar sobre futebol e interagir com fãs na internet há 11 anos, agora inova outra vez ao apostar na formação de seu próprio time

Prestem atenção no Fut7. E também no Desimpedidos

05 de junho de 2024

4 minutos de Leitura

NWB
NWB
Maior Content Tech do Brasil especializada em conteúdo esportivo

Por Sergio Gandolphi, diretor do Desimpedidos Esporte Clube, time de Fut7 da NWB

Que a internet mudou o jeito de consumir futebol e de produzir conteúdo sobre ele, isso não é novidade. Mas uma modalidade que sempre esteve debaixo dos nossos olhos e faz parte da nossa vida há muito tempo tem crescido muito graças às novas tecnologias e seus inúmeros criadores: o Fut7!

Sim, aquele futebolzinho de seis na linha e um no gol que a gente cresceu jogando sem muito compromisso, que a gente se habituou em chamar de “futebol society”, encorpou. A internet deu musculatura para um dos jeitos mais populares de se praticar futebol no Brasil, que nasceu nos anos 80 da necessidade de se praticar futebol em ambientes menores que não fossem os grandes campos com 11 de cada lado. 

Na internet, dentro de um campo society, primeiro vieram os desafios e todo o seu repertório, depois os X1’s (duelos de um contra um na linha, cada um gol seu goleiro) ganharam relevância e, agora, surgem cada vez mais times criados por personagens da internet e torneios badalados de Fut7. Competições que misturam atletas profissionais, ex-profissionais do campo, influenciadores, regras próprias e, claro, geram muita audiência e engajamento mundo afora.

Na semana passada começou a Kings World Cup no México, torneio famoso na Europa, cujo sócio é o ex-jogador Gerard Piqué, ex-Barcelona e Seleção da Espanha, mas conhecido também por ser o ex-marido da cantora colombiana Shakira. O torneio dele tem regras próprias, dinâmicas criativas como “o pênalti do presidente”, e muitos fãs, trazendo muita conversa na internet. Na Cidade do México rolou até aglomeração de fãs na porta dos hotéis para receber os jogadores. Conhecidos? A maioria. Mas da modalidade Fut7.

Essa semana, nos Estados Unidos, começa o TST – The Tournament Soccer – ou “O Torneio de Futebol” traduzindo para o português. A competição será realizada na cidade de Cary, na Carolina do Norte, e terá um quorum enorme de jogadores profissionais de Fut7, profissionais do campo, ex-profissionais e celebridades em busca da premiação de US$ 1 milhão ao campeão. Sim, minha gente, um milhão de dólares – nessa hora converter para o real é uma delícia, né?

O torneio terá equipes europeias badaladas na disputa, como o Bayern de Munique e o Borussia Dortmund, da Alemanha, além de times liderados por ex-jogadores, como o português Nani, ex-parceiro de Cristiano Ronaldo na seleção de Portugal, e o argentino Sergio Aguero, ex-Manchester City, que também esteve na Kings World Cup e figurinha carimbada na internet fazendo streaming e conquistando novas audiências além dos torcedores das arquibancadas,.

E será com este cenário da modalidade e neste badalado torneio americano que o Desimpedidos Esporte Clube, novo produto do canal Desimpedidos e da NWB, vai fazer sua estreia oficial nos gramados, com o ex-lateral esquerdo Michel Bastos, titular da Seleção Brasileira na Copa do Mundo da África, em seu elenco, além de atletas profissionais do Fut7.

O canal, que trouxe um jeito novo de falar sobre futebol e interagir com os fãs na internet há 11 anos, agora inova outra vez ao apostar na formação de seu próprio time, mesclando jogadores profissionais, fãs, influenciadores, sempre trazendo conteúdo a partir de cada movimento da equipe. Além disso, a transmissão exclusiva do TST no Brasil será realizada no canal Desimpedidos a partir de 05 de junho, encorpando ainda mais o projeto e dando visibilidade para a performance.

O DEC – como foi carinhosamente apelidado por sua audiência – vai abrir ainda mais as possibilidades de negócios para a NWB. Em sua primeira jornada, Nike e Centauro já apareceram como parceiras, vestindo a equipe e trazendo a experiência aos jogadores de poder ir na loja para escolher uma chuteira sem olhar o preço na etiqueta (que moleza, hein, rapaziada!).

E mais: novas alavancas de negócio batem na porta da NWB com sua equipe de Fut7, como a possibilidade de apresentar para sua enorme audiência novos rostos, contar novas histórias e todos os seus bastidores – algo que o futebol profissional de campo esconde cada vez mais – além de uma versatilidade enorme de produtos próprios que podem ser criados para o varejo. PS: a camisa do DEC está linda!

Ah, mas você deve estar se perguntando: e o time? Será que prestes a bater 10 milhões de inscritos o Desimpedidos tem chance de voltar com 1 milhão de dólares dos Estados Unidos? Olha… Em um ano em que a zebra bateu na porta na Alemanha com o Bayern Leverkusen ou na terra do tetracampeonato mundial do Brasil, por que não sonhar? Vem com a gente nesse sonho, a partir de 05 de junho, em um Desimpedidos conectado mais perto de você! 

Compartilhe