Paris 2024

Sucesso de público e a corrida por ingressos para Paris 2024

Mais de 8 milhões dos 10 milhões de ingressos disponíveis já foram vendidos, o que reflete a grande expectativa para o evento

Sucesso de público e a corrida por ingressos para Paris 2024
Foto: Bertrand Guay/AFP

05 de julho de 2024

3 minutos de Leitura

Rogério Sampaio
Rogério Sampaio
Diretor-geral do COB e campeão olímpico de judô em 1992

Após uma edição dos Jogos Olímpicos marcada pelo uso de máscaras e pela ausência de público em Tóquio 2020 devido às restrições causadas pela pandemia da Covid-19, Paris 2024 enfrenta uma situação totalmente oposta: uma demanda extremamente alta por ingressos. Veremos arenas lotadas e um público ávido para torcer por seus ídolos na capital francesa.

A Cidade Luz anualmente se encontra entre as cidades mais visitadas do mundo e será, em 2024, o epicentro do turismo internacional.

Os Jogos Paris 2024 têm sido chamados de “Jogos da Retomada”. Eles marcam o retorno dos espectadores após um intervalo de oito anos desde a última vez em que puderam testemunhar pessoalmente as estrelas do esporte olímpico em ação.

A ser realizada no icônico Rio Sena, a cerimônia de abertura está marcada para 26 de julho. Pela primeira vez, uma inauguração de Jogos Olímpicos não ocorrerá dentro de um estádio, mas sim diante de um dos mais famosos cartões-postais do planeta. E perante um público in loco estimado de 300 mil pessoas.

As delegações desfilarão em barcos, ao longo de aproximadamente sete quilômetros de percurso, para uma audiência global de mais de dois bilhões de pessoas. Depois da abertura, as competições continuarão até 11 de agosto.

Foto: Alexandre Loureiro (COB)

De acordo com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Paris 2024, mais de oito milhões dos aproximadamente 10 milhões de ingressos disponíveis já foram vendidos, o que reflete a grande expectativa para o evento. E os que ainda estão à venda devem se esgotar em questão de minutos tão logo sejam oferecidos.

Esta alta demanda se reflete também no Brasil, onde mais de 57 mil bilhetes foram adquiridos até o momento. Diferentemente de outras edições dos Jogos, para Paris a distribuição de ingressos destinados ao Brasil tem sido limitada. O Comitê Olímpico do Brasil (COB) teve acesso apenas a uma pequena cota, o que tem dificultado até mesmo a aquisição para seus programas internos.

O COB, responsável por adquirir ingressos para equipes de suporte aos atletas, tem enfrentado desafios significativos devido às restrições impostas pelo Comitê Organizador, que limitou a compra inicial a cem bilhetes por Comitê Olímpico Nacional. Tal limitação se tornou um obstáculo considerável diante da enorme procura.

Até a última atualização do Comitê Organizador, no mês passado, os esportes mais populares entre os brasileiros em termos de ingressos vendidos são futebol e vôlei, com 12 mil e 11 mil ingressos comercializados, respectivamente. Outros esportes como vôlei de praia, tênis e basquete também estão entre os mais procurados.

Em meio a esses desafios, o COB tem uma enorme expectativa positiva de que as arenas estarão lotadas de espectadores, proporcionando um ambiente vibrante de apoio ao Time Brasil. É o palco ideal para que nosso país possa apresentar um desempenho à altura do que teve nos Jogos de Tóquio 2020, quando estabeleceu o recorde histórico de medalhas.

Compartilhe